Fernando Dissenha

Fernando Dissenha é trompete-solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo desde 1997. Dissenha realizou turnês pelo Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia, além de participar de diversas gravações da Osesp pelos selos Bis, Naxos e Chandos. O primeiro trabalho solo de Dissenha - CD Carambola - foi descrito no International Trumpet Guild como “um disco maravilhoso”. Como camerista, Fernando Dissenha integra o Quinteto de Metais São Paulo, que já realizou apresentações no Festival Lake Luzerne (EUA) e nos festivais de Campos do Jordão, Curitiba, Goiânia e Maringá. Em 2013 esse grupo gravou o CD Música Brasileira para Quinteto de Metais.

Dissenha foi solista da New York String Orchestra, no Carnegie Hall. Como vencedor do Juilliard’s Trumpet Concerto Competition, Dissenha executou o Concerto de Hummel. Atuou também em Nova York como instrumentista convidado do American Brass Quintet. Apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica da Venezuela e de diversas orquestras brasileiras. Por dez anos foi trompetista da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Fernando Dissenha é Doutor pela Universidade de São Paulo e Mestre pela Juilliard School, onde foi aluno de Chris Gekker e Mark Gould. Atua no corpo docente da Academia de Música da Osesp, e foi professor na Faculdade Cantareira por mais de dez anos. Dissenha já ministrou cursos e master classes na Universidade de Maryland e Lake Luzerne (EUA), em Medellín (Colômbia), em diversas capitais do Brasil, e nos festivais de Campos do Jordão, Jaraguá do Sul (Femusc), Curitiba, Londrina e Gramado. Atuou também como professor de trompete na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap/Unespar), na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) e no Conservatório de Tatuí. Fernando Dissenha é o autor do Caderno de Trompete, lançado pela Editora Irmãos Vitale.

Paranaense de São José dos Pinhais, Dissenha foi aluno de Edgar Batista dos Santos (São Paulo), Antônio Aparício Guimarães na Embap (Curitiba), e Pedro Vital, na Banda do Rotary International, em sua cidade natal.

Fernando Dissenha é artista da Roriz e utiliza trompetes fabricados pela B&S.

 
Copyright © Fernando Dissenha 2009
Site Desenvolvido pela Profissional Internet