Desde 2003 quando meu site entrou no ar, eu recebi muitas mensagens de trompetistas. A seguir, algumas respostas sobre os temas mais perguntados:

Estudos

Agudos

Articulação

Afinação

Embocadura

Aparelho nos Dentes

Bocais

----------------------------------------------------------------------------------------------------- Estudos

Estudar um instrumento exige um alto grau de dedicação e envolvimento. Faço aqui uma comparação com o Marketing, onde os especialistas usam os famosos “4 Ps": Produto, Preço, Promoção e Praça. Eu adaptaria isso para o trompete da seguinte forma: Persistência, Paciência, Prudência, e o mais importante, Paixão.

É essencial ter o auxílio de um bom professor. Ele indicará os caminhos a seguir, ajudará a solucionar as dúvidas e indicará o material de estudo adequado ao seu estágio de desenvolvimento.

Eu acredito que aqueles que desejam ter uma carreira profissional vitoriosa - em qualquer área - devem freqüentar boas escolas. Na música isso não é diferente. Se informe sobre escolas ou conservatórios na sua região que ensinem música. É muito difícil estudar só com métodos e sem professor.

O desenvolvimento técnico e artístico é diretamente proporcional à prática e a disciplina do instrumentista. Se tiver mais tempo para estudar, maiores as chances de progredir. Porém, mais importante do que “quanto” alguém estuda, é “como” se estuda.

Como praticar?

No início de cada dia de estudos busque sempre o melhor som, com igualdade de timbre em todos os registros, tocando da maneira mais relaxada possível e com a flexibilidade artística para se adaptar às necessidades de cada dia. Esses parâmetros são sugestões para balizar os seus estudos, além de outros que poderão ser sugeridos por um bom professor.

O que praticar?

Converse com o seu professor para estabelecer uma rotina de estudos adequada a você. Acho fundamental aquecer adequadamente e fazer exercícios de "condicionamento" como: notas longas, escalas, flexibilidade, articulação, intervalos, etc.

Depois dos fundamentos é essencial trabalhar o repertório, seja ele qual for. A música deve fazer parte de seus estudos diários. Reserve também um tempo para estudar peças solo ou obras que serão executadas em breve por sua orquestra, conjunto ou banda..

Alguns livros recomendados são:

Arban, J. B. - Complete Conservatory Method for Trumpet
Cichowicz, V. - Trumpet Flow Studies
Clarke, H. L. - Technical Studies for the Cornet
Concone, G. - Lyrical Studies for Trumpet or Horn
Gekker, P. C. - Articulation Studies
Gekker, P. C. - Endurance Drills for Performance Skills
Goldman, E. F. - Practical Studies
Nagel, R. - Rhythmic Studies for Trumpet
Nagel, R. - Trumpet Skills
Poper, R. - Guide to the Brasswind Methods of James Stamp
Sachs, M. - Daily Fundamentals for the Trumpet
Schlossberg, M. - Daily Drills and Technical Studies
Stamp, J. - Warm-ups + Studies
Thompson, J. - Buzzing Basics

 
Copyright © Fernando Dissenha 2009
Site Desenvolvido pela Profissional Internet