Desde 2003 quando meu site entrou no ar, eu recebi muitas mensagens de trompetistas. A seguir, algumas respostas sobre os temas mais perguntados:

Estudos

Agudos

Articulação

Afinação

Embocadura

Aparelho nos Dentes

Bocais

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Aparelho nos Dentes

Se você é um jovem estudante ou amador a minha sugestão é que corrija os dentes com aparelhos. Saiba antes porém se isso é realmente necessário ou se você faz pela estética e funcionalidade. Se já é um estudante avançado ou profissional, não aconselho o uso de aparelho nos dentes, pois seu som, extensão e articulação serão muito prejudicados.

Se for essencial usar, não deixe de estudar música. Estude temporariamente outro instrumento, além de solfejo história da música, etc.. Quando os dentes estiverem no lugar certo, é hora de voltar ao trompete.

Como voltar a tocar?

Sugiro que procure um bom professor na sua região, e trabalhe com calma para recuperar a força muscular e a sua extensão. Tenha paciência e trabalhe sério que os músculos vão se acostumar novamente.

O que estudar?

Sugiro notas longas, estudos de fluência e flexibilidade. Sempre com muito descanso. A seguir algumas indicações de livros:

Arban, J. B. - Complete Conservatory Method for Trumpet
Cichowicz, V. - Trumpet Flow Studies
Clarke, H. L. - Technical Studies for the Cornet
Concone, G. - Lyrical Studies for Trumpet or Horn
Sachs, M. - Daily Fundamentals for the Trumpet
Schlossberg, M. - Daily Drills and Technical Studies

 
Copyright © Fernando Dissenha 2009
Site Desenvolvido pela Profissional Internet