Desde 2003 quando meu site entrou no ar, eu recebi muitas mensagens de trompetistas. A seguir, algumas respostas sobre os temas mais perguntados:

Estudos

Agudos

Articulação

Afinação

Embocadura

Aparelho nos Dentes

Bocais

----------------------------------------------------------------------------------------------------- Bocais

A escolha do equipamento é muito pessoal, pois depende da textura dos lábios, formação dos dentes, etc. É sempre aconselhável procurar ajuda de um professor ou alguém que tenha experiência no assunto, especialmente para iniciantes.

Usar exatamente o mesmo equipamento do famoso trompetista X, Y ou Z não significa que você soará como eles. Essa abordagem pode somente servir como uma referência.

Comprar o bocal mais caro do mercado também pode não resolver. O importante é que esse bocal funcione para você: produza um bom som, boas articulações e boa resistência, de acordo com as suas necessidades.

Você deve escolher o equipamento que seja confortável, adequado ao estilo de música que você toca e a concepção sonora que deseja ter.

Não existe um número específico que seja melhor, pois cada um de nós tem necessidades distintas e formas de tocar diferentes.

Basicamente todas as marcas famosas têm boas opções que servirão para cada caso específico.

Bocais com diâmetros e taças grandes produzirão maior volume e som cheio, mas nem sempre isso será importante.

Por fim, entenda que não existe algo como o bocal ideal. A escolha do bocal é um jogo de compensação.

 
Copyright © Fernando Dissenha 2009
Site Desenvolvido pela Profissional Internet