Caderno de Trompete Yamaha

É com satisfação que apresento o Caderno de Trompete, criado para a Yamaha Musical do Brasil, especificamente para os workshops de trompete do Projeto Sopro Novo Bandas. Essa publicação é dividida em seis capítulos: Aspectos Básicos, Exercícios, Estudos, Duetos, Solos e Música de Câmara.

Os Aspectos Básicos abordados aqui se referem à postura das mãos e dedos para segurar o trompete e o dedilhado do instrumento. No capítulo seguinte, os trompetistas encontrarão uma série de exercícios que tratam de fundamentos. Esses conceitos também são reforçados nos Estudos, que consistem de pequenas variações sobre um coral de Bach – fonte inesgotável de material pedagógico para todos os instrumentos.

Os Duetos têm a função de desenvolver a articulação, balanço, ritmo, afinação, fraseado e leitura musical. A prática de solos é essencial no desenvolvimento artístico dos trompetistas. Incluí nessa publicação três peças simples que podem ser praticados por instrumentistas de diversos níveis, além de um solo com acompanhamento de banda. Por fim, esse caderno traz ainda uma breve história do trompete e uma bibliografia.

Um outro aspecto importante desse material é a inclusão de um CD com faixas de demonstração e outras para a prática individual. Trata-se de uma característica inovadora em publicações semelhantes brasileiras para trompete. O uso desse recurso didático estimula o estudo, tornando-o mais interessante, divertido e eficiente.

A minha esperança como clinician de trompete da Yamaha Musical do Brasil é que a abordagem, o ineditismo e a qualidade desse material auxiliem da melhor forma possível a todos os participantes dos workshops, e de forma indireta, a trompetistas brasileiros de diversos níveis.

Um abraço e bons estudos,

Fernando Dissenha

<< voltar

 

 
Copyright © Fernando Dissenha 2009
Site Desenvolvido pela Profissional Internet