Orquestra Tintim por tintim
de Liane Hentschke, Susana Ester Krüger, Luciana Del Ben e Elisa da Silva e Cunha

A música tem uma forte presença nas nossas vidas: podemos ouvir música no rádio, na televisão, no cinema, nas ruas, entre tantas outras possibilidades. Em algumas dessas situações, nem nos damos conta de que estamos ouvindo música, pois ela funciona somente como um pano de fundo para outras atividades que realizamos.

Você sabia que o som do violoncelo é mais parecido com o do contrabaixo, e o da viola com o do violino? E que os instrumentos de percussão já eram usados desde a pré-história? Que uma orquestra pode tocar samba?

A Orquestra Tintim por Tintim é um verdadeiro guia pelo mundo da música de orquestra. Apresenta todos os instrumentos, nos ensina o que é melodia, ritmo, timbre, partitura, batuta, composição, o papel do maestro, dos instrumentistas, enfim tudo o que precisamos saber para usufruir música e todos os seus significados.

De maneira simples e divertida, os jovens vão ter uma ótima oportunidade de conhecer qual é o som de um oboé, de um violino, de uma harpa e descobrir que as orquestras podem tocar diferentes tipos de música, variando da erudita (que também é chamada de música clássica ou de concerto), à música folclórica, à bossa nova, e outras mais.

Um fator importante do livro é o CD que auxilia, passo a passo, a viagem pelas famílias de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Mais que isso, ele revela um universo de sons ricos em detalhes e surpresas.

<< voltar

 
Copyright © Fernando Dissenha 2009
Site Desenvolvido pela Profissional Internet